Student Media of Lindenwood University in St. Charles, Missouri

Lindenlink

Student Media of Lindenwood University in St. Charles, Missouri

Lindenlink

Student Media of Lindenwood University in St. Charles, Missouri

Lindenlink

‘Change Brazil’ está Chamando a Atenção do Mundo

Change+Brazil+est%C3%A1+Chamando+a+Aten%C3%A7%C3%A3o+do+Mundo

Natalie RuizEscritora do Lindenlink

Traduzido por Tamara Freitas e Fernanda Mariani

English Version

O Brasil é conhecido pelo Samba, Carnaval, mulheres curvilíneas e jogadores de futebol bem sucedidos, tais como Pelé e o fenômeno Ronaldo.  Mas semana passada, um número de protestos por direitos civis, mudaram a cara e chamaram a atenção do país pelo mundo.

Story continues below advertisement

Com o tema Muda Brasil, as pequenas marchas começaram como uma tentativa de protesto contra o aumento do valor na tarifa de ônibus e a falta de transporte público na maior cidade do país, São Paulo.

Rapidamente, esses protestos se espalharam como um movimento de maiores proporções e em 17 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, outros ingredientes como melhorias no sistema educacional, saúde e manutenção de estradas e infraestrutura, foram incorporados à receita.

Outro principal motivo do protesto é a discussão da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, a PEC, na qual a Câmara dos Deputados, por meio da legislação, restringe o Ministério Público a conduzir investigações ligadas a corrupção, deixando o trabalho somente à Polícia Federal e Civil.

Os brasileiros na maioria concordam que mesmo havendo varias passeatas no país, jamais evidenciaram um movimento de tamanha dimensão.

Algumas outras cidades que tiveram manifestações populares foram Belém, Curitiba, e Salvador. Na capital do país, Brasília, protestantes seguiram em direção ao Congresso, no qual tiveram seu telhado como palco da manifestação.

Os protestos continuam em andamento e são classificados como um dos maiores de todos os tempos na história brasileira, desde 1985 com a queda da ditadura militar.

Amanda Inocêncio, estudante de Brasília, disse que brasileiros não se sentem protegidos pela polícia. “Neste momento eles (brasileiros) estão lutando por justiça, contra a violência e a corrupção. Como vocês podem ver em vídeos, quando as pessoas vão às ruas para protestar, a polícia os machuca”.

Yuri Sardenberg doi em todos nos it's hurting all of us https-__www.facebook.com_pactusoficial

A repórter brasileira da TV Folha, Giuliana Vallone, levou um tiro no olho com balas de borracha pela polícia, enquanto não participava, mas cobria os protestos.

O reconhecido fotógrafo, Yuri Sardenberg, promoveu uma edição de várias celebridades brasileiras com o olho esquerdo maquiado de preto. O propósito das fotografias era promover a conscientização pela injustiça cometida contra Vallone. Ele publicou as imagens com uma mensagem: dói em todos nós.

Os estudantes brasileiros na Lindenwood, que ficaram no verão em estudo, se dizem dilacerados pelo enorme protesto no Rio, e que não sabem o que esperar no seu retorno ao lar.

Inocêncio permanece confiante de que a situação irá melhorar com os protestos pacíficos e manifestações nas redes sociais.

“Eu não sei exatamente o que eu sinto nessa situação,” ela disse. “Talvez eu me sinta com medo de voltar pra casa. Eu sei que isso é a realidade, e parece estar piorando, mas eu estou feliz que as pessoas finalmente se uniram para protestar. Eu espero que dê certo.”

As manifestações são passivas, pois estão pedindo que a violência acabe. Inocêncio discorda da reação injusta e incompreendida da policia.

“A polícia não sabe como controlar os protestos sem agir de forma violenta. E claro que as pessoas estão se ferindo sem motivo, porque eles não estão atacando ninguém. A forma como a polícia vem agindo os deixa ainda mais nervosos,” disse a aluna de Brasília.

Outra preocupação das pessoas no Brasil, e dos Brasileiros em outros países como os Estados Unidos, é de que o Brasil está investindo o triplo do valor já gasto por outros países que sediaram a Copa do Mundo. O país de terceiro mundo já gastou o equivalente a R$ 30 bilhões em construções de estádios e nos preparativos do evento. Os brasileiros estão preocupados com os altos custos de vida, e como o alto valor de manutenção será depois da Copa do Mundo.

Inocêncio se mostra descrente nesse quesito. “O governo tem roubado muito dinheiro. Tudo que é preciso ser construído em uma cidade, eles gastam mais. Na realidade, eles realmente não usaram todo o valor na construção das coisas,” ela disse.

vendetta

Manifestantes se escondem na reconhecida fala do filme “V de Vingança”, no qual o protagonista diz: “As pessoas não devem temer seus governantes, os governantes é que devem temer as pessoas.”

O ex-aluno da Lindenwood de Belo Horizonte, Thiago Barreira, planeja participar dos protestos e ajudar a manifestação a ter objetivos definidos e criarem um nome.

“O movimento é ainda muito impreciso,” ele disse. “Quando encontrarmos um objetivo em comum, nós precisaremos nos ater a ele e dar um nome a revolução.”

Alguns brasileiros acreditam que muitos dos manifestantes, grande parte jovens, são representantes sem um objetivo concreto. Barreira concorda. “Eu ainda não participei porque o movimento se assemelha a uma ‘festa’. Os alunos só querem matar aula,” disse ele.

Barreira explicou como a aprovação da lei emergente também tem criado uma incrível diferença no crescimento da economia no Brasil com baixa inflação. Essa lei permite que empresas privadas com parcerias com o governo ergam uma infraestrutura rápida, se aproveitando de direitos de não revelar extratos de suas contas.

“Vamos imaginar que você tenha uma empresa de gramado, e que você vá fornecer grama para o campo de futebol. O valor em media é dado em libras, £12. Eu pagarei a você $60, e nós dividiremos o lucro. É por isso que as despesas são tão altas,” ele disse.

Barreira não tem certeza se a reação ao governo pode ser chamada de democracia.

“(Oficiais do governo) estão respondendo as questões e agindo de forma agradável,” disse ele. “Nos também não sabemos quem começou o movimento. Talvez um político esteja por trás disso. Nesse caso, nos concluímos que a democracia seria na verdade, manipulada, assim, não é democracia.”

“Eu aposto que a maioria de meus amigos vão responder de forma sentimental e por instinto. Pouco raciocínio será feito.” Disse Barreira.

Manifestação de 4k em São Paulo

Fotografia por | Giovanna Bartho

A estudante da Lindenwood, Giovanna Bartho de São Paulo, participou dos quatro quilômetros de protesto em sua cidade, que teve o percurso iniciado na Praça da Sé até a Avenida Paulista em 17 de Junho de 2013.

Tamara Freitas, ex-aluna da Lindenwood, participou do que talvez tenha sido o maior protesto no país em 20 de Junho. Cerca de 10 mil pessoas deixaram o conforto de suas casas e se juntaram ao manifesto no centro da cidade. Tâmara fez uma contribuição como correspondente internacional e descreveu o evento como esclarecedor e capacitado.

Freitas disse, “fazendo a cobertura do evento, eu senti a raiva, e a angústia que saia dos olhos das pessoas. Muitas bandeiras do Brasil eram seguradas por crianças e idosos, cantando musicas patrióticas em uma passeata por quem acredita na mudança.” Tâmara nomeou como o protesto para o povo, feito pelo o povo.

“Eu estou aqui protestando contra os altos custos das tarifas e taxas, o alto custo de vida e contra a PEC,” disse a estudante dos 21 anos, Jessica Ribeiro “Isso afeta a todos que dependem do transporte público.”

 

Franca, Estado de São Paulo

Fotografia por | Tamara Freitas

Estudantes e professores se juntaram no ato. “Eu estou aqui para ver as pessoas fora das salas de aula, e eu estou protestando contra a corrupção,” disse o professor de 45 anos, Baltazar Gonçalves.

Os protestos que tiveram iniciam com um propósito pacífico, cresceram e tomaram o lado da violência. Ate a ultima sexta-feira, 21 de Junho, três pessoas haviam morrido e a lista de pessoas feridas continuava crescendo.

“Nós não acreditamos mais que política estabelecida vai fazer as pessoas se sentirem frágeis e desprotegidas,” disse Freitas. “O pais acordo e o poder não esta na mao de quem o governar.”

A Federação Internacional de Futebol Associado, FIFA, exigiu que os país tomassem conta das manisfestações, ou os país não seria mais uma opção para sediar a Copa do Mundo.

No que diz respeito ao aumento da tarifa de ônibus e a PEC 37, o povo foi escutado.

IMG_8531
O Grupo de Envio Solidario
Fotografia por Natalie Ruiz

Um grupo de Brasileiros da Washington University em St. Louis queria demonstrar apoio ao seu país mesmo a 4 mil milhas de distancia.

Eles criaram um grupo no Facebook “Mandando solidariedade aos nossos amigos Brasileiros” e organizaram um protesto pacífico no Jefferson National Park na tarde de sábado.

Amanda Araújo da Silva, e estudante Brasileira da Washington University, uma das lideres explicou o propósito do grupo. Araujo disse, “Para mostrar aos nossos amigos Americanos a atual situação do nosso país e para mostrar ao nosso povo que esta indo as ruas no Brasil, e protestando contra a corrupção, que eles não estão sozinhos.”

Mesmo que a tempestade de sábado tenha adiado o evento, cerca de 27 Brasileiros – incluindo estudantes Brasileiros da Lindenwood – participaram do evento.

O evento não foi o sucesso que o grupo imaginava, eles dizem. Porém, o grupo ja planejou conseguir uma nova permissão em voltar no fim dessa semana para um novo protesto.

“Nós temos a esperança de reunir mais pessoas, mostrar com os cartazes a realidade do país que irá sediar a Copa do Mundo!” disse Silva. “Eu espero que a gente consiga melhores resultados da próxima vez, mas eu também estou feliz com o que fizemos mesmo com as condições de ontem.”

 

 

Donate to Lindenlink
$575
$1000
Contributed
Our Goal

Your donation will support the student journalists who produce Lindenlink. Your contribution will help to cover our annual website hosting costs.

More to Discover
Donate to Lindenlink
$575
$1000
Contributed
Our Goal